O banho do bebê

banho no bebê

Quantas vezes devo dar banho meu bebê?

Banhar um bebê pode parecer um processo muito assustador para os novos pais, mas a maioria dos bebês aproveita a sensação da água em sua pele depois de se acostumar com isso. Geralmente, um recém-nascido provavelmente requer apenas um “topo e cauda” do rosto e do fundo com algodão embebido em água fervida duas vezes ao dia. No entanto, um banho regular na hora de dormir ajuda a estabelecer uma rotina de dormir e relaxa o bebê pronto para a noite à frente.

 

Orientações importantes para banhar seu bebê

A regra mais importante quando se banha um bebê é nunca deixar o bebê sozinho na água, nem que seja por um momento. A maioria dos novos pais acha útil ter alguém presente nos primeiros banhos. Ter alguém à disposição para passar algodão emoliente, shampoo e toalhas significa que você foca toda a sua atenção no bebê em todos os momentos sem se afastar nem por um momento. A água do banho deve estar a uma temperatura de cerca de 37ºC (em torno da temperatura do sangue). Invista em um termômetro de banho ou mergulhe um cotovelo na água para testar se a temperatura não está muito alta. A maioria das pessoas acha mais fácil lavar um bebê novo na pia, em uma bacia ou em um banho especial para bebês. Um banho adulto é muito grande e escorregadio e deixa você com pouco controle sobre o bebê. Uma vez que a água do banho esteja pronta, despir o bebê até a fralda e usar algodão embebido na água (e espremido), limpe suavemente os olhos, nariz e boca do bebê. Em seguida, tire a fralda e limpe a parte de baixo do bebê, novamente usando algodão embebido em água. Agora abaixe gentilmente o bebê na água, certificando-se de manter a cabeça sempre apoiada. A água nunca deve ter mais de cinco polegadas de profundidade e não deve estar acima do nível dos ombros do bebê por segurança. Se você mora em uma área de água dura, ou se o seu bebê tem comichão ou pele seca, você pode adicionar um pouco de emoliente para a água para maciez. No entanto, lembre-se de que isso tornará seu bebê bastante escorregadio! Levante o bebê para fora do banho e direto para uma toalha quente e seca. Seque, nunca esfregue, pois isso pode danificar a delicada pele do bebê. Aplique suavemente um pouco de óleo de bebê ou hidratante, se desejar, e assegure-se de que todas as dobras e vincos da pele estejam secos antes de colocar uma fralda limpa e roupas limpas.

 

Lavando o cabelo do seu bebê

O cabelo de um bebê requer muito pouca lavagem, mas alguns bebês sofrem muito mal com a tampa do berço. Esta condição crocante no couro cabeludo pode parecer bastante alarmante, mas não é nada para se preocupar. A melhor solução é massagear suavemente um pouco de óleo de bebê no couro cabeludo e depois enxugar as manchas escamosas com um tecido macio em movimentos circulares.

A maioria dos bebês não gosta de lavar os cabelos, pelo menos para começar, então é particularmente útil ter alguém presente nas primeiras vezes. Você pode preferir lavar o cabelo do bebê enquanto o bebê ainda está no banho, neste caso, apoiando a cabeça, colocar o bebê ligeiramente para trás e com a mão livre colher um pouco de água sobre o cabelo. Adicione uma pequena gota de um xampu suave para bebê, massageie suavemente e, em seguida, coloque água limpa sobre o cabelo para enxaguar.

Se você achar isso difícil ou não tiver outra pessoa para ajudá-lo, talvez prefira lavar o cabelo do bebê depois do banho. Enrole o bebê em uma toalha limpa e quente e depois abaixe o bebê para trás sobre o banho do bebê para molhar o cabelo, mantendo o bebê totalmente apoiado com o outro braço.

A maioria dos bebês logo aprende a desfrutar de seu banho à noite e isso pode ser um momento divertido para novos pais e crianças mais velhas se envolverem também.

Escreva um comentário